Carteira de trabalho: sistema digital aposenta “livro azul”

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Na hora da contratação ou demissão, tudo é feito via internet e a única informação que o empregado precisa fornecer ao empregador é o número de CPF

Um livrinho de capa azul onde antigamente cada carimbo representava um emprego”. Já dá para descrever assim as carteiras de trabalho. Hoje é tudo digital.

Tirar a carteira de papel, sempre foi um processo demorado. Por vezes, levava semanas para ser concluído. A chegada da carteira digital tornou o procedimento quase que instantâneo e totalmente digitalizado: agora, ela fica guardada aqui na tela do celular.

A tecnologia agiliza os processos e ainda ajuda a evitar fraudes. Todos que já tinham a carteira física já entraram automaticamente no sistema digital. Para ter o documento no celular é preciso baixar o aplicativo disponível. Também é necessário criar uma conta no site gov.br. 

Na hora da contratação ou demissão, tudo é feito via internet e a única informação que o empregado precisa fornecer ao empregador é o número de CPF. Mesmo não sendo mais necessária, é importante guardar a caderneta.

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